Informativo

O projeto domesticação da macaúba recebe prêmio novos talentos para o alimento sustentável

O estudante de pós-doutorado Sebastián Giraldo Montoya do programa de pós-graduação em Fitotecnia da UFV, ficou em primeiro lugar na categoria “Américas” do Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável.

O projeto domesticação da macaúba, recuperação de pastagens degradadas e o estabelecimento do sistema de produção agropecuário de dois andares (Double Store Production System – DSPS) é parte da tese defendida por Sebastián em outubro de 2016. O projeto é coordenado/orientado pelo professor Sérgio Yoshimitsu Motoike e financiado pela Petrobras. Suas atividades tiveram início em 2009 e a previsão é que os resultados sejam apresentados nos próximos dois anos.

Dentre suas propostas estão “mitigar a emissão de gases do efeito estufa (GEE) atribuindo à pecuária, recuperar as pastagens degradadas, restabelecer a função socioeconômica dessas terras, e produzir biocombustível de forma sustentável, evitando o impacto direto e indireto do uso do solo. Integram também o projeto os professores do Departamento de Fitotecnia (DFT) Leonardo Duarte Pimentel e José Antônio Saraiva Grossi e os pesquisadores Domingos Sávio Queiroz (EPAMIG) e Kacilda Naomi Kuki (DFT).

Os patrocinadores do prêmio novos talentos 2016, foram: o Banco Mundial, Fórum do Futuro, FAPEMIG, CCPR.

Projeto desenvolvido na UFV recebe Prêmio Novos Talentos para o Alimento Suntentável