UFV inaugura Instituto do Agronegócio e Bioeconomia

No dia 6 de novembro de 2019, em cerimônia no Salão Nobre do campus Viçosa, ocorreu o evento de inauguração do Instituto do Agronegócio e Bioeconomia. O Instituto é um órgão com função de apoiar e desenvolver pesquisas, atividades de extensão e capacitação de recursos humanos nacionais e internacionais, da iniciativa privada e das agências públicas, além da integração do conhecimento nas área de ciências agrárias. O evento contou com a presença de professores, técnicos e estudantes, que acompanharam a cerimônia de abertura e oficialização do Instituto.

kjfvnkdjvnkdjf

A oficialização aconteceu no Salão Nobre .

O Instituto foi idealizado a partir de duas iniciativas paralelas, uma no Departamento de Agronomia e  outra no Departamento de Economia Rural, que fundiram-se devido ao interesse comum dando origem ao Instituto do Agronegócio e Bioeconomia.  Após cerimônia de abertura, aconteceu a primeira reunião do conselho científico e administrativo, na qual foram nomeados integrantes para lista tríplice destinada à escolha do diretor. O primeiro colocado foi o professor Carlos Moreira Leite, do Departamento de Economia Rural, que consequentemente será indicado pela reitoria para assumir o cargo. Os demais integrantes da lista tríplice foram os professores Leonardo Pimentel, do Departamento de Agronomia, e Marcelo Rogalski, do Departamento de Biologia Vegetal.

Dentre as principais funções do instituto, a mais relevante é agregar profissionais em temas multidisciplinares  relacionados ao agronegócio e bioeconomia, promovendo a convergência das competências de professores, técnicos e estudantes de diferentes departamentos da UFV e demais instituições parcerias, como a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). “O órgão possui plenas condições de intervir em políticas públicas no cenário nacional e trabalhar em grandes projetos em prol da sociedade e comunidade acadêmica” explicou o reitor da UFV, Prof. Demetrius David da Silva. Apesar da recente inauguração,  o Instituto apresenta projetos para captação de recursos  e fomento à pesquisa. Aainda segundo o Reitor, já há iniciativas em andamento visando à captação de recursos para fomento à pesquisa. “Focamos em áreas de grande expertise da nossa Universidade, o que nos leva a uma grande expectativa de êxito em nossas propostas”, acrescentou.

dfjvnkdjfvndjfv

Na foto, da esquerda para direita, abertura do Instituto seguida pela primeira reunião para decisão do conselho.