Representação da macaúba em congresso nacional

Entre os dias 04 a 07 de novembro, aconteceu no Costão do Santinho Resort em Florianópolis/SC, a VII edição do  Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, cujo tema foi “Empreendedorismo e inovação: construindo um futuro competitivo para o biodiesel“. No dia 6, aconteceu o Painel 5, cujo tema principal foi “Matérias-Primas I: desenvolvimento e perspectivas para o cultivo de oleaginosas perenes e a participação da agricultura familiar“, tendo como moderador Alexandre Cardoso, participante do grupo Embrapa Agroenergia.

Biodiesel

Logo oficial do evento;

Neste painel participaram Roberto Yokoyama, Diretor da Denpasa, que ministrou a palestra “Os Desafios e caminhos para ampliar a produção sustentável de palma de óleo no Brasil” e abordou temas como o cultivo da palma de óleo no mundo e os desafios envolvidos na produção sustentável.

jhbdcsbhcjs

Palestrante Roberto Yokoyama;

O segundo palestrante, professor Sérgio Motoike do REMAPE – UFV, ministrou a palestra “Os Desafios e caminhos para ampliar a produção sustentável de palma de óleo no Brasil”. O objetivo principal foi apresentar o potencial de cultivo da cultura da macaúba e o diferencial competitivo da mesma para a produção de óleos.

Congresso biodiesel 17

Palestrante Sérgio Motoike;

Como encerramento do painel, Simone Favaro do grupo Embrapa Agroenergia apresentou “Oportunidades de políticas públicas associadas à produção de macaúba pela agricultura familiar“. A palestrante falou sobre como os órgãos governamentais tem agido dando apoio para a utilização desta cultura emergente pelos empreendedores familiares rurais e as politicas que tem sido desenvolvidas para alavancar a cadeia produtiva.

Congresso biodiesel 38

Simone Favaro – grupo Embrapa Agroenergia

Os representantes do grupo Remape montaram um stand com a finalidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo na Universidade Federal de Viçosa, bem como os produtos obtidos através do cultivo da macaúba.

painel congresso

Na foto, da esquerda para a direita:  Paulo Salla (doutorando UFV), Bruno Laviola (Embrapa Agroenergia / coordenação geral do Evento) e Francisco Lopes (Técnico UFV). Foto dos produtos e co-produtos da macaúba.