REMAPE e a participação na 90º Semana do Fazendeiro

Entre os dias 13 e 19 de junho de 2019, ocorreu a 90º Semana do Fazendeiro no campus principal da UFV, localizado em Viçosa – MG, tendo como tema oficial “Nove décadas de Extensão Universitária: história e horizontes” e partindo de uma discussão atual sob a perspectiva da atividade sustentável no campo juntamente à integração de atividades práticas.

Ao longo dos últimos 90 anos, a Extensão Universitária no Brasil passou por uma importante transformação. Se em sua origem a prática era marcada predominantemente pela difusão dos conhecimentos e pela transferência de tecnologia, hoje ela manifesta um entendimento plural não apenas sobre o que são os saberes, mas sobretudo acerca das suas várias possibilidades de troca e comunicação. A Semana do Fazendeiro, em sua longeva tradição, acompanhou essa transformação e manifesta, no presente, como sua feliz trajetória conformou um evento marcado pela pluralidade, contribuindo de forma decisiva para a educação e popularização da ciência e tecnologia no país.

O grupo esteve ativamente presente na programação cultural do evento ao realizar um Espaço de Exposição, stand de exibição com o objetivo de atrair participantes e instigá-los a conhecer o fruto, suas utilidades e o alto teor de aproveitamento da palmeira para geração de produtos bioeconomicos sustentáveis.

fjkvndfjvnkd

Na quinta-feira (18),  o grupo REMAPE (Rede de Estudo da Macaúba) que é coordenado pelo professor Sérgio Motoike, ministrou o curso “Cultivo e Processamento de Macaúba”, curso prático de campo sendo composto de parte teórica e prática no qual os inscritos tiveram a oportunidade de conhecer a palmeira macaúba e o sistema de produção na UEPE (Unidade Experimental de Pesquisa), localizada em Araponga – MG.

Os participantes puderam ainda aprender um pouco mais sobre os sistemas de produção e processamento do coco macaúba para produção de óleo vegetal e ração animal.

fhrdhtfyjghj