DIA DE CAMPO SOBRE MACAÚBA ESTABELECE MARCO INICIAL DO ARRANJO PRODUTIVO DA CADEIA EXTRATIVISTA DA MACAÚBA EM DORES DO INDAIÁ-MG PARA PRODUÇÃO DE BIOQUEROSE DE AVIAÇÃO.

Nos dias 21 e 22 de Novembro de 2014 foi realizado  em Dores do Indaiá-MG o lançamento do Arranjo Produtivo da Cadeia Extrativista da Macaúba. O evento foi promovido pelo Consórcio MacaúbaBR (composto pelas empresas DIBIO, SOLEÁ e CURCAS) e pela Plataforma Mineira de Bioquerosene.

No evento  participaram várias instituições dos Governos Estadual  (SEAPA – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG; SEDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico de MG, SECTES – Secretaria de Ciência e Tecnologia  de MG,  IEF – Instituto Estadual de Florestas, Prefeituras regionais, dentre outras) e Federal (Embrapa, MAPA – Ministério da Agricultura, CONAB – Cia Nacional de Abastecimento; MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário; Universidade Federal de Viçosa – UFV, dentre outras), além das empresas privadas:  Acrotech, Curcas, Dibio, Soleá e Gol Linhas Aéreas.

Durante o evento ,  os professores do Departamento de Fitotecnia da UFV, Sérgio Y. Motoike, José A. S. Grossi e Leonardo D. Pimentel, ministraram palestras e dia de campo sobre o plantio e exploração comercial da macaúba, evidenciando a importância das pesquisas geradas na UFV para o desenvolvimento da cadeia produtiva dos bicombustíveis de forma sustentável. Além disso, foram realizadas atividades que marcaram um novo ciclo de exploração econômica para a cultura da macaúba, como segue:

• Inclusão da macaúba na lista de culturas atendidas pela subvenção da CONAB –Política de Garantia de Preço Mínimo – PGPM-Bio, na qual o produtor familiar ou extrativista conseguirá vender o produto com valor de R$0,45/kg,sendo realizado o primeiro pagamento das da produção extrativista com subvenção da CONAB;
  • Lançamento de cartilha de Boas Práticas de Manejo Extrativista da Macaúba pela MDA, com apoio da UFV;
  • Foi realizado o primeiro financiamento de cultivo de macaúba pelo Pronaf Floresta (Banco do Brasil);
  • Lançamento do concurso entre as escolas estaduais regionais para a melhor redação e desenho sobre a “importância da macaúba no contexto de desenvolvimento social, ambiental e econômico da região”, patrocinado pela GOL Linhas Aéreas.