1° WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO: AGROENERGIA UFV E BIOCOMBUSTÍVEIS UFMG

No dia 29/08/2014 realizou-se o 1° WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO: AGROENERGIA UFV E BIOCOMBUSTÍVEIS UFMG com o objetivo de estreitar os laços entre a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Federal de Minas Gerais, frente ao grande desafio da exploração racional de biocombustíveis, especificamente a utilização da macaúba como fonte para a produção de biodiesel, e proporcionar visão atualizada das pesquisas conduzidas pelas duas Instituições, concernentes a suas respectivas especialidades, bem como treinamento dos alunos na parte de produção de biodiesel (visão da cadeia agrícola e industrial).

A programação contou com a participação dos seguintes palestrantes:

Prof. Leonardo D. Pimentel (UFV) – Sistema de produção agrícola: matérias-primas para biodiesel

Prof. Sérgio Y. Motoike (UFV) – Pesquisas com a macaúba na UFV

Prof. José A. Saraiva Grossi (UFV) – Colheita e pós-colheita da macaúba

Larissa Noemí Silva (doutoranda do PRH46 / UFMG) – Qualidade de óleos vegetais para produção de biocombustíveis

Profa. Camila N. C. Corgozinho (UFMG) – Aplicações de óleos vegetais na indústria oleoquímica

Profa. Vânya Márcia D. Pasa (UFMG) – Processos industriais para conversão de óleos vegetais em biocombustíveis

Além de visita ao laboratório de biotecnologia e pós-colheita de macaúba e à empresa Acrotech.

Fotos: Mateus Dias (Acrotech)